Reeducação alimentar
A má alimentação pode gerar estresse, insônia, fadiga, constipação, doenças crônicas como diabetes, hipertensão e aumento de colesterol. Desta forma, deve-se cuidar dos seus hábitos alimentares.
Melhorar a alimentação requer paciência para ser uma mudança definitiva e possível. Uma boa alimentação pode mudar o quadro de seus exames de glicemia e colesterol, além de cuidar da saúde do fígado e gerar perda de quilos extras.
4 dicas para iniciar sua reeducação alimentar:
Papel e caneta na mão para anotar estas dicas
1) Faça pequenas metas, por exemplo: se você toma refrigerante todos os dias, passe a tomar somente nos finais de semana (metinha). Depois, apenas uma vez por mês (meta). Por fim, retire completamente o refrigerante de sua alimentação (metona).
Metinha - curto prazo: 15 dias
Meta - médio prazo: 3 meses
Metona - longo prazo:1 ano
2) Beba água o tempo todo, mas evite durante as refeições. Tenha uma garrafa d’agua e beba, determine quantas garrafas irá beber de manhã, tarde e noite.
Quanto você deve beber de água por dia?
Faça a conta: 30 ml x Peso atual (Kg)
3) Não use temperos industrializados, em tabletes, molhos ou pó. Invés disso, use temperos naturais, como: orégano, manjericão, alecrim, salsa, cebola, alho e sal, azeite, vinagre e limão.
Uma boa receita de tempero é o "sal de ervas":
INGREDIENTES
•1 colher (sopa) de alecrim desidratado;
•1 colher (sopa) de salsinha desidratada;
•1 colher (sopa) de manjericão desidratado;
•1 colher (sopa) de orégano desidratado;
•1/2 xícara (chá) de sal light (ou outro tipo de sal da sua preferência).
*Pode utilizar outras variedades de ervas desidratadas e outros tipos de sal
Preparo
Adicione todos os ingredientes no liquidificador bata até que fiquem misturados e bem finos;
Guarde em um recipiente de vidro tampado;
*Validade de 20 dias depois do preparo, quando conservado em recipiente de vidro e tampado*
4) Consuma frutas, verduras e legumes variados todos os dias. Procure não consumir sempre as mesmas coisas, vá semanalmente a feiras livres e sacolões e sempre escolha: 2 tipos de folhas, 3 tipos de legumes e 3 tipos de frutas. Procure comprar os da época, pois eles estarão em sua melhor composição nutricional e podem conter menos agrotóxicos. Crie receitas com os legumes e verduras que você tem menos afinidade, assim você aumentará suas opções.
Espero ter ajudado! Não se esqueça de procurar um profissional para te orientar, pois assim você saberá o melhor caminho a seguir. O planejamento inicial é essencial!
Nutricionista Giovanna C Antunes – CRN 49587/P